Slider 5
1 2 3 4

Vou me casar!!! E agora??

Na terceira edição do Vou me Casar e agora venho falar sobre alguns detalhes do casamento. Muita gente fica meio perdida sobre por onde começar e tudo mais. Para ínicio de conversa defina se vocês vão fazer ou não uma festa de casamento. 
Se você pretende fazer uma festa você também tem que fechar o espaço, buffet, decoração, DJ e/ou banda, bebidas, bolo... E muitas outras coisas que vou falando aos poucos. Se quer se casar no mesmo local onde vai ser a cerimônia facilita um pouco a vida. 
Primeiro vou conversar com quem irá se casar na igreja. Marque sua data o quanto antes (se for igreja mais conhecida). Essas, costumam abrir agenda um ano antes ou até mesmo mais de um ano. Se comunique com as noivas que irão casar no mesmo dia que você para dividirem as despesas de decoração. Já é uma economia. Tem uma taxa a ser paga também. Quem vai se casar na igreja tem que fazer um curso de noivos. Não encare isso como um "bicho de sete cabeças" tenho alguns amigos fizeram e adoraram! Para casar na igreja você precisa estar casado no civil.
O casamento no civil exige um monte de burocracia. Você pode iniciar o processo até 120 dias antes do casamento. O tempo mínimo antes é de 30 dias. Vá ao cartório com suas certidões (para ver se não vai precisar pegar segunda via) e já pegue a documentação de entrada da papelada. Dando o tempo de antecedência da data escolhida volte com a documentação preenchida, duas testemunhas (com carteira de identidade de ambas) e os noivos precisam das certidões de nascimento (que ficam no cartório para sempre) e identidade. Alguns cartórios exigem que a certidão de nascimento seja impressa com data recente (mínimo seis meses) o que dificulta para quem nasceu em outra cidade. Se for seu caso antecipe ao máximo essa emissão. 
Os noivos escolhem uma data e o cartório marca um dia para voltarem afim de confirmar a data e saber qual o horário disponível na mesma.  No meu caso, tive que ir ao cartório mais perto da minha casa e pedir um documento que ateste que não tenho nenhum impedimento para o casamento (deixei no cartório e daqui a 15 dias irão me entregar o documento e devo levar o mesmo ao cartório que vou me casar- que é o mais perto da casa do meu noivo). 
Documentos entregues e em dia você volta no cartório no dia agendado e confirma a data além, de ficar sabendo o horário. No dia, precisa levar duas testemunhas (que podem ou não ser as mesmas da abertura da papelada). Se optar por mudar seu nome vai precisar mudar também todos os documentos. Caso queira casar com comunhão universal de bens é necessário fazer um contrato e autenticar em cartório e leva-lo ao local em que vai se casar até dois dias antes do casamento. 
Você pode escolher casar no cartório, na residência, igreja e/ou local da cerimônia. Porém, fica mais caro. Quando vai se casar no cartório paga uma taxa de quase R$250 e eu ainda paguei mais R$60 para pegar o documento no meu cartório. 
Agora o papo é com quem vai se casar no local da festa. As vezes o local tem serviço de buffet e decoração. O que facilita sua vida e da sua cerimonialista (caso contrate essa profissional). Feche com a decoração ou local do evento o tapete vermelho e tudo mais que irá ser usado na cerimônia. Caso, feche com fornecedores diferentes (decoração x local) vá aos locais onde eles irão decorar para ver a forma que trabalham e escolher a cor da sua decoração (antes e depois de fechar). Aliás, mesmo que o local da sua festa ofereça serviço de decoração também é bom sempre ficar de olho nas decorações elaboradas pelos mesmos. 
O buffet é outra coisa difícil de escolher. Quando você fecha com o buffet faz duas degustações. A de fechamento (para conhecer o que o buffet oferece) e outra, oficial e final, para definir quais os quitutes serão servidos no seu casamento (essa eu faço semana que vem). Eles já sabem calcular as quantidades por convidado portanto, fique tranquila que se o número de convidados não ultrapassar o combinado em contrato e o buffet for bom os convidados serão bem servidos. Além do mais, todo serviço de buffet trabalha com salgados a mais caso os convidados ultrapassem o número do contrato. Mas, você terá que acertar após a festa tudo que passar do combinado.
O DJ ou banda é outra coisa muito importante na sua festa pois, a música faz a festa (na minha opinião). Eu nunca fiz questão de banda porém, com o DJ eu vou ser exigente! Combine os estilos de música que quer (eles geralmente tem uma lista de estilos) e posteriormente, agende uma visita para definir os pormenores. O contrato de banda são normalmente 04 horas  de evento e você paga as horas caso ultrapasse esse tempo.
Agora, se você quer e pode colocar uma banda esteja ciente de que terá que ter também um DJ. Pois, a banda começa a se apresentar geralmente mais tarde, não fica até o final da festa e faz intervalo (s) que serão cobertos pelo DJ.
Tem algumas questões que são comuns para todos os fornecedores:

  • Nada pode e nem deve ser combinado "boca a boca". Tudo tem que estar detalhadamente escrito no contrato e assinado;
  • Sempre pesquise sobre o fornecedor que pretende fechar. Se tiver boas indicações melhor ainda;
  • Quanto maior for a antecedência do fechamento de contrato mais parcelas (geralmente) a empresa divide. Pesa menos no bolso. É comum as empresas exigirem que pague tudo um mês antes ou dias antes do casamento;
  • Há um percentual de 20% a 30% de quebra na lista de convidados. Isso significa que se sua festa é para 100 pessoas você pode chamar de 120 a 130 pessoas que provavelmente não irá ultrapassar o 100;
  • Faça sua lista para ver quantos convidados pretende convidar. Se ela ficar muito grande corte as pessoas que tem menos contato;
  • Quanto as bebidas o ideal é que sejam compradas em consignação pois, se houver sobras você pode devolve-las;
  • Para calcular o espumante calcule 1 garrafa para cada 3 convidados. Isso sendo calculado para uma festa que tenha também cerveja, refri e água. Caso a festa tenha drinks essa proporção ainda pode ser alterada. 
Essa questão é fundamental. Eu acho que todo casamento tem que ter um cerimonial. Elas ajudam a organizar a entrada de noivo, pais, daminhas e noiva. Programam a cerimônia. Contactam os fornecedores e analisam os contratos antes do casamento. Além de indicar os fornecedores que precisamos. Durante a festa  recepcionam os convidados, resolvem quaisquer eventualidades, orientam os noivos quanto a programação enfim é a "ponte" entre os noivos e os fornecedores e convidados. 
Caso a grana esteja curta você não precisa fechar o pacote mais completo (aquele em que sua cerimonial fecha os contratos, vai aos fornecedores, degustações e tudo mais com você). Você pode fechar o contrato para o dia do evento em que ela vai estar presente no dia lhe auxiliando em tudo. Chega antes para olhar o cumprimento do contrato com os fornecedores e tudo mais. Resumindo eu opto por fechar sim com um cerimonial. 

No próximo post vou falar sobre vestido de noiva (provas), convite, dia da noiva, topo do bolo, presentes originais para o noivo e um exclusivo sobre chá de panela. 

18 comentários:

  1. Gente..
    Quanta coisa que tem que fazer Isa. Me deu até preguiça. risos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Belinha
    Parece que você adivinha o que estou precisando e faz a matéria. kkk
    Vai seu super útil!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que gostoso que você vai se casar. Quando eu casei fiquei super ansiosa!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. No buffet da minha mãe, não tem essa de 2 degustações. é apenas uma e perto da data do evento. Mas é como se fosse um jantar mesmo, para no máximo 8 mesas.
    Quando eu casei não fiz nada e não me preocupei com nada. Assessoria é um ótimo negócio! Eles vem tudo e a noiva não se cansa! ahahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Quero indicação de fornecedor URGENTE!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Ana Paula
    Nem me fala...tb to morrendo de preguiça dessa burocracia. Aff.
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Beleza f5
    É mesmo?! Aqui em BH os buffet's costumam oferecer essas duas degustações. Acho bem interessante trabalhar assim pois, primeiramente dá-se uma noção ao cliente de que os salgados são bons e depois a opção de escolher quais salgados queremos né?!
    Deve ser por que como sua mãe oferece jantar para poucas pessoas não compensa duas degustações né?!
    Mas assessoria é fundamental mesmo!
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Não pretendo me casar tão cedo, mas as dicas são valiosíssimas!
    hehe...

    bjOOO e tenha um ótimo fim de semana!

    http://brechodanylins.blogspot.com/
    @brechodanylins

    ResponderExcluir
  9. Isa
    Eu já vou ter que ir ao cartório e nem sabia que precisava disso tudo. Ainda bem que você contou aqui que já vou preparada.
    Minha certidão tá super velhinha. Acho que já vou pedir segunda via!rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi minha linda!
    Bela,você disse uma coisa MUITO importante;nada de contratos sem estarem devidamente escritos.
    No meu casamento graças á DEUS deu tudo certo.Mas já ví muitos casamentos infelizmente desastrosos e nada podia ser feito depois,pois determinado serviço não estava em contrato.
    Até se a pessoa falar que vai te dar um painel por exemplo,peça para ela fazer um documento informando isso.
    Outra coisa que aprendí em casamentos;NUNCA opte por um serviço por conta da simpatia ou amizade de alguém,pois a grande maioria PERDE a simpatia e educação depois que os cheques já estão em suas mãos.Infelizmente!
    Não estou generalizando,apenas dizendo um pouco do que já passei com amigas.

    Super beijo minha linda!
    Ótimo post!

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o post, várias dicas legais! Beijinhos

    http://www.wefoundmoda.com/

    ResponderExcluir
  12. Eu estou para casa, preferi não fazer fez muito grande. Pois tenho que compra moveis para minha casa nova.

    Adorei o artigo querida

    ResponderExcluir
  13. Adorei as dicas, tem umas coisas bem bacanas e muito boas principalmente pra mim, que vou casar esse ano!! Tem que ter tudo detalhado mesmo: buffet, local, cerimonial, fotógrafo de casamento, banda e outras coisas... Beijinhos

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!
Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
29 anos
31 anos, Mãe de duas Princesas, Maquiadora, Casada, Viciada em makes e afins e adora escrever!
 
By Iâni Naíra